Minissérie “Os primeiros”: ManuDog

A melhor maneira de perceber se evoluímos em alguma coisa é relembrar do que você fez no passado e comparar com o que você está fazendo agora. Por isso, dou início a esta minissérie “Os Primeiros”, falando um pouco da história de alguns projetos que, ou não estão no meu portfólio ou foram recriados, mas que os guardo com muito carinho e que vale a pena recordar. =)

A ManuDog foi o primeiro projeto de comércio eletrônico que desenvolvi, no ano de 2013, desde o início da minha trajetória. A cliente Manuella Ferreira, que ainda tem este petshop funcionando, dias atrás veio falar comigo relembrando desta época: ela ainda começando, não tendo a mínima noção do que seria investir neste ramo. Quando me procurou, prontamente tentei ajudá-la a tirar seu negócio online do papel, mas com uma pequena ressalva: nunca tinha feito esse tipo de projeto na vida!

Realmente ManuDOG se tornou um desafio. Não recomendo para ninguém aceitar um trabalho que você talvez não saiba como fazer, mas se por acaso vier a pegá-lo mesmo assim, aceite o desafio e faça seu melhor! Manuella e eu negociamos valores, fechamos o contrato para finalizar o projeto em dois meses e então desenhamos juntos o layout do que viria a ser a ManuDOG petshop online.

Como vocês podem observar a íntegra do layout a seguir: é um layout padrão de 2013. As lojas virtuais mudaram bastante sua aparência e um layout como o da ManuDOG daquela época talvez não funcionasse hoje em dia. O design de web-sites vem seguindo um novo padrão atualmente, mas, por ser meu primeiro projeto de comércio eletrônico, até que o resultado fora bastante satisfatório.

A composição do layout consistiu em aplicar o que era tendência ainda naquele ano: os menus laterais, acompanhados de botões de ação logo em seguida, já trazendo na tela quais os serviços que a empresa poderia oferecer ao cliente. Inclusive, a disposição em duas colunas era muito utilizada, e tornava o site mais coeso entre seus elementos (o uso de duas colunas ainda é aplicado, só que mais comumente dentro de sessões individuais). Na coluna da esquerda, foram dispostas algumas chamadas para produtos ou mini-banners informativos. Na direita, o restante do conteúdo, com alguns produtos e seus preços em destaque, finalizando com um rodapé de 4 colunas contendo algumas categorias relevantes e o chat online. Um layout correto e até chamativo para a época. O resultado foi de extrema satisfação da cliente, que logo em seguida, começou a divulgação do seu serviço e o aumento exponencial de destaque do seu petshop.

Atualmente o site da ManuDOG está fora do ar, mas felizmente por pouco tempo. A Manuella decidiu que em 2021 fecharemos um novo contrato para a criação da nova ManuDOG, o que me deixou plenamente satisfeito já que se passaram 7 anos desde o projeto finalizado.

Quero deixar meus agradecimentos à Manuella por confiar mais uma vez na LIBBREDESIGN para recriarmos a ManuDOG online, que oxalá, será mais um sucesso tanto quanto foi em 2013.

Até a próxima!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.